Faber-Castell since 1761
Você está em:
Faber-Castell: A única empresa a plantar árvores para a produção de EcoLápis

A Faber-Castell utiliza 100% de madeira reflorestada para a fabricação dos seus EcoLápis, com total aproveitamento da matéria-prima: a madeira e seus subprodutos não utilizados na fabricação são usados na geração de energia, como substrato orgânico para plantas, na fabricação de chapas de aglomerado e em granjas de criação de frangos.

Mesmo as cinzas que resultam da queima de serragem para a produção de energia têm destino certo: são aproveitadas como fertilizante por empresas de paisagismo. No total, a Faber-Castell possui uma área de aproximadamente 10 mil hectares, sendo 69,5% deles ocupados pelas plantações para a fabricação dos EcoLápis e 30,5% por vegetação nativa, preservada e adensada pela empresa.

As plantações de pínus para a fabricação dos EcoLápis Faber-Castell, na região de Prata, em Minas Gerais, são certificadas pelo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), organização respeitada no mundo inteiro que atesta a madeira obtida de forma ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente sustentável. Esse certificado confere à Faber-Castell um posto entre o seleto grupo de empresas que se destacam por sua política sustentável.

Buscando a melhoria contínua e sempre disposta a examinar a qualidade dos seus processos, a Faber-Castell submeteu suas operações no Brasil a uma avaliação e inventário de emissão de gases do efeito estufa. Esse inventário, que está de acordo com as especificações do GHG Protocol – Corporate Accounting and Reporting Standart, entidade de grande reconhecimento internacional utilizada mundialmente pelas empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar suas emissões de gases, apresentou um resultado extremamente positivo. A Faber-Castell absorve oito vezes mais do que emite. Ou seja: em toda sua cadeia de produção, a Faber-Castell absorve seis vezes mais gases do efeito estufa do que emite.

Os produtos Faber-Castell são fabricados com matérias-primas de altíssima qualidade, atóxicas e totalmente seguras para uso infantil. Todos os produtos da empresa passam por um severo controle de toxicidade em laboratório interno e são aprovados pelo INMETRO. Atendem ainda à legislação da União Europeia e às especificações dos órgãos competentes dos EUA.

sustentabilidade

 

Ações Sustentáveis

sustentabilidade-FSCOs EcoLápis de cor e grafite da Faber-Castell são produzidos com madeira 100% reflorestada, de forma sustentável e com a certificação FSC. Não agridem o planeta, garantem máxima performance, cores mais vivas e a melhor escrita. São diferentes dos produtos feitos a partir de madeira nativa ou de resina, sem madeira.

 

 

sustentabilidade-madeira-reflorestadaO compromisso da Faber-Castell com a sociedade e o meio ambiente se estende aos projetos socioambientais, que têm como objetivos despertar a consciência da comunidade para a importância de cuidar do ambiente natural e oferecer oportunidade para que crianças em situação de desigualdade social desenvolvam sua criatividade.

 

MAIS DO QUE PRODUTOS, A FABER-CASTELL VENDE UMA GRANDE IDEIA: UM MUNDO MELHOR.

• Energia Limpa
Em 2012, a Faber-Castell ficou em primeiro lugar no Índice Corporativo de Energia Renovável (CREX, da sigla em inglês), ranking elaborado pela Bloomberg New Energy Finance (Bnef) que aponta as companhias que mais utilizam fontes renováveis alternativas de energia consumida em 2011 na sua produção.

• Inventário de Carbono
A Faber-Castell absorve 8,10 vezes mais CO2 do que a quantidade emitida em todas as operações controladas pela matriz brasileira. Com isso, o volume de gases capturados desde o ano de 2008 é suficiente para cobrir as operações da empresa pelos próximos 21 anos – se mantidas as emissões atuais. O último relatório, publicado em 2010, leva em consideração a norma ISO 14064-1 e segue as orientações do GHG – Greenhouse Gas Protocol Initiative.

• Menos lixo no planeta
sustentabilidade-qr-codeA Faber-Castell também estabeleceu uma parceria com TerraCycle para um programa de coleta de instrumentos de escrita. O projeto permite a transformação de milhares de produtos e suas respectivas embalagens em matéria-prima reciclada, o que evita o descarte de resíduos no meio ambiente. O programa conta com a ajuda da população, que pode se inscrever gratuitamente no Programa de Coleta e na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell através QR Code ao lado ou pelo site http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html