Faber-Castell since 1761
Introdução Geral
Você está em:   Home  |  Professores  |  Na sala de aula  |  Hora de Planejar
Hora de Planejar

fc_materia2_tolstoiUma das principais tarefas do cotidiano do professor é o planejamento.
Planejar significa estabelecer atividades, recursos, tempo e espaços que serão necessários para atingir um objetivo da forma mais eficiente possível.

É identificar hoje quais atividades você precisa desempenhar para construir o amanhã.

Planejar, além de ser uma maneira de organizar a prática educativa de modo a alcançar os objetivos propostos com cada atividade, também ajuda o professor a se prevenir em relação a problemas que possam surgir no meio do caminho.

Mas, para que esse planejamento seja deveras significativo e construtivo, tanto para o professor, quanto para seus alunos e grupo, ele não deve ser reduzido ao ato de entregar um formulário para a direção ou secretaria da escola.

fc_materia2_muro

O foco principal do planejamento é auxiliar o docente a aproveitar o tempo escolar de uma maneira mais qualificada e significativa dentro de sua prática cotidiana.
Assim, cada professor deve buscar sua própria estrutura de organização de ideias para acompanhar os avanços e desafios do grupo e de cada aluno, dando sequência ao trabalho.

Como a educação e o dia a dia escolar são muito dinâmicos, é importante que o planejamento seja flexível e possa ser ampliado, conforme as necessidades de cada grupo.

Uma dica que pode auxiliar nesse planejamento construtivo, é registrar por escrito as atividades imaginadas. Nessa perspectiva, cada professor deve buscar o modo mais conveniente e efetivo para fazer o registro de seus pensamentos e ideias para elaboração das propostas e condutas esperadas durante os procedimentos.

Mas lembrem-se de que imprevistos acontecem e é importante ter autonomia e disponibilidade para mudar o curso das propostas sempre que considerar ser mais relevante para os alunos individualmente e para o grupo, bastando adaptar a proposta às novas situações.

O professor pode pensar previamente em alguns objetivos que pretende alcançar e em sugestões de temas para abordar e atingir esses objetivos.

É importante o professor ter em mente que as mesmas atitudes geram os mesmos resultados e por isso o docente deve se permitir exercer uma prática flexível que amplie cada vez mais as propostas, aprofundando e explorando as possibilidades de cada tema e conteúdo de modo criativo, diversificado e adequado a seus alunos, grupo e sua própria didática.

Um ambiente de aprendizagem pensado, criativo, organizado, significativo e desafiador auxilia os alunos a se tornarem aprendizes mais confiantes e de sucesso.

Agora é com você!
Verifique quais são as metas para seus alunos alcançarem este ano, defina seus objetivos e estratégias e mãos à obra!