Faber-Castell since 1761
Introdução Geral
Você está em:   Home  |  Professores  |  Programa escolar  |  Meio Ambiente – Atitudes Responsáveis
Meio Ambiente - Atitudes Responsáveis

Tema transversal: meio ambiente.
Foco: atitudes responsáveis.
Objetivo: aplicar o conceito de sustentabilidade no dia a dia da escola, da vida doméstica e da vida comunitária.

Apresentação: atitudes responsáveis decorrem do conhecimento a respeito de desenvolvimento sustentável, isto é, o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar atitudes básicas, mas fundamentais à sustentabilidade ambiental.

Imagem_01

 

Atividades para a aula:

Apresente algumas ações praticadas pelo homem e que causam danos ao meio: uso de agrotóxicos nas plantações, desperdício de água, inexistência de coleta seletiva incluindo reutilização, reciclagem e redução de lixo (prática do consumo consciente) e não recuperação de espaços públicos ou particulares são algumas dessas práticas equivocadas.

Imagem_02

Para que os alunos possam compreender melhor o conceito de sustentabilidade e de seu impacto sobre nossas vidas, esclareça cada item citado acima:

  • O uso de agrotóxicos causa danos ao solo, às plantas e à atmosfera devido à liberação de substâncias químicas invisíveis a olho nu. O homem utilizava esses produtos por acreditar que sua plantação cresceria mais rapidamente. Assim, ele teria mais produtos para vender. Porém, uma atitude responsável é o cultivo orgânico, que utiliza adubos naturais, como estercos animais, restos de podas, aparas de grama, folhas e galhos.
  • Desperdício de água ao tomar banho, lavar as mãos, lavar roupa e brinquedos. Para evitá-lo, use somente o necessário, evitando fazer as tarefas com a torneira aberta. Aprender a verificar vazamentos também é uma atitude responsável. Para isso, siga as seguintes instruções : feche o registro do cavalete, abra uma torneira alimentada. Espere até a água parar de correr. Coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver sucção da água do copo pela torneira, é sinal de que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede. Por fim, saiba que a válvula de descarga do vaso sanitário também precisa ser checada de vez em quando e que sua utilização é igualmente restrita, pois ela faz uso de litros de água para funcionar corretamente.
  • Coleta seletiva, reutilização, reciclagem e redução (3Rs) de lixo são conceitos autoexplicativos. Além de significar atitudes responsáveis, são atividades geradoras de renda para muitas pessoas. Por isso, também devem ser estimuladas.
  • A degradação de espaços públicos, infelizmente, está sempre presente em nossa vida. Zelar pelo patrimônio coletivo evitando práticas destrutivas como arrancar plantas, jogar lixo, depredar placas de informações ou esculpir troncos e galhos de árvores são atitudes responsáveis que preservam os vários habitats e ecossistemas existentes em cada espaço.

 

Outras atitudes são:

  • Evitar incêndios e queimadas. Incêndios domésticos, normalmente, são causados por falta de manutenção e cuidados na fiação elétrica, enquanto as queimadas são usadas em épocas de seca.
  • Usar produtos biodegradáveis (preservação de nossas águas) para higiene pessoal e doméstica.