Faber-Castell since 1761
Introdução Geral
Você está em:   Home  |  Professores  |  Programa escolar  |  Meio Ambiente – Meio Ambiente e seus elementos
Meio Ambiente - Meio Ambiente e seus elementos

Tema transversal: meio ambiente.
Foco: meio ambiente e seus elementos.
Objetivo: conhecer os componentes bióticos e abióticos que compõem diferentes ecossistemas.

Apresentação: denomina-se ecossistema o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinado tipo de paisagem. Populações de plantas, animais (incluindo o ser humano), fungos e bactérias são elementos bióticos que constituem a cadeia alimentar (animais se alimentam de plantas, o homem se alimenta de ambos e, ao final do ciclo, fungos e bactérias entram em ação, sendo responsáveis pela decomposição da matéria orgânica).

Elementos abióticos, por sua vez, são todos aqueles externos a essas populações, tais como água, temperatura, solo, vento, umidade, fenômenos climáticos, gases atmosféricos e sais minerais, dentre outros que derivam de aspectos químicos, físicos ou físico-químicos.

Nesta aula, os alunos pesquisarão a respeito de diferentes ecossistemas e as relações entre os elementos bióticos e abióticos que os compõem.

Imagem_01

 

Atividades para a aula:

 

1- Defina o que são componentes bióticos e abióticos, tomando por base os exemplos citados na apresentação da aula.

2- Apresente imagens representativas de ecossistemas brasileiros terrestres (Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga) e aquáticos (especialmente os costeiros, que envolvem a presença de paisagens como mangues, dunas, brejos, recifes, ilhas, baías, falésias, estuários e restingas).

3- Escolha uma paisagem de cada ecossistema e explore, com os alunos, os elementos bióticos e abióticos ali presentes, como tipo de vegetação, tipo de solo, cima, vida animal, níveis de umidade local.

4- Divida a classe em pequenos grupos e peça a cada um que escolha um ecossistema para pesquisar, mantendo o foco nos elementos bióticos e não bióticos. As sugestões de ecossistemas estão no item 2.

5- Oriente o trabalho de pesquisa de forma que ele retrate as características ambientais de cada paisagem, considerando variáveis climáticas, fauna, flora e a intervenção humana que, eventualmente, possa vir a causar danos ou alterações ambientais. Dependendo da faixa etária de seus alunos, é possível sugerir pesquisa em regiões do globo que se destacam pela presença de fenômenos abióticos extremos, como tufões, terremotos, tsunamis, vulcões e tempestades tropicais. Embora não ocorram no Brasil, tais fenômenos costumam influir em ecossistemas de regiões próximas a eles, ocasionando desequilíbrio ambiental e inúmeros danos às populações atingidas.

Imagem_02

 

Meio físico-químico – Os fatores abióticos – temperatura, luz, água, solo – que constituem o meio físico-químico.

Imagem_03

Ecossistema – Os fatores abióticos e bióticos que atuam em conjunto, influenciando a distribuição e a quantidade dos organismos em um ecossistema.