Faber-Castell since 1761
Introdução Geral
Você está em:
Dia do Professor – O que temos a comemorar?

autor: Piotr Lewandowski

Dia 15 de outubro é o Dia dos Professores, no Brasil. Uma data que passa meio despercebida por ser próxima ao Dia da Criança, que acaba ganhando maior destaque nos meios de comunicação. O professor é mesmo lembrado pela “Semana de saco cheio” em algumas cidades do Brasil ou pelo dia em que as aulas são suspensas. Alguns professores, geralmente aqueles que têm como alunos crianças mais novas, recebem presentes daqueles pais que ainda têm filhos pequenos. Mas depois que os filhos crescem, eles não só desaparecem da escola, como também só lembram-se dos professores quando precisam se informar sobre o rendimento ou notas dos seus filhos.

Dia das Crianças deveria ser todo dia. Mas Dia dos Professores deveria ter uma grande homenagem nacional para aqueles que diariamente recebem crianças e jovens e que tentam exercer seu ofício com tantas dificuldades em um mundo cada vez mais complexo.

Por isso, a Faber-Castell quer aproveitar esta data para homenagear os professores e professoras do Brasil. Para nós, são os profissionais mais importantes da sociedade porque no exercício de seu trabalho executam o que é fundamental: fazer gente! Seu valor está no ofício que escolheu exercer é por isso que a Faber-Castell criou o seu Programa Escolar que há quase 20 anos tem como foco principal a formação docente.

Acreditamos que, por meio do Programa Escolar estamos concretamente valorizando os professores e estimulando-os para que, no exercício de seu ofício, ganhe mais espaço a reflexão rica e criativa sobre o seu importante papel. E assim, tenha coragem de mudar a cultura da vida acelerada do século XXI, para que possamos ter tempos mais justos para que todos – professores e alunos se tornem mais inteligentes e criativos.

Como afirma Cora Coralina “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. É no lugar de aprendiz da vida que acreditamos que podemos melhorar educação no Brasil.