Faber-Castell since 1761
Introdução Geral
Você está em:   Home  |  Professores  |  Trocando ideias  |  Faxina nos Armários
Faxina nos Armários

faxinanosarmariosEm tempos de consumo excessivo, desperdício e do famoso “se quebrou não conserta, compra outro”, reciclar, reutilizar e doar material escolar pode trazer muitas aprendizagens e benefícios para muitos alunos, famílias e para o meio ambiente.

Todo início de ano, milhares de estudantes voltam às aulas, e com elas a necessidade dos materiais escolares que serão utilizados ao longo do período letivo.

É comum as crianças e jovens precisarem de materiais escolares novos. E então, milhares de lápis, canetas, borrachas, lapiseiras, marcadores, entre outros, são substituídos. E, muitas vezes, acabam sendo descartados.

Os descartes nem sempre são feitos nos locais adequados. Além disso, muitos dos materiais que são jogados fora poderiam ser reutilizados!

Em nossos textos de reflexão, reforçamos sempre a importância de ampliar para além dos muros da escola tudo aquilo que trabalhamos com os alunos em sala de aula.

Por isso, que tal aproveitar os primeiros dias de aula para convidar os alunos a pensarem e a organizarem uma ação ou mutirão cujo objetivo será não somente avaliar os materiais restantes do trabalho realizado ao longo do período letivo, como também pensar em modos de reutilização dos mesmos, colocando as ideias dos alunos em prática?

A Faber-Castell, que possui ações educativas ambientais bastante consistentes, promove a ação “Faxina nos Armários” em parceria com a TerraCycle. O projeto tem a preocupação com a destinação correta dos resíduos de instrumentos de escrita.

Além de colaborar com a redução de lixo por meio da reciclagem, o participante do programa “Faxina nos Armários”, ou dos times de coleta da Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, junta pontos que são convertidos em uma doação em dinheiro para as próprias escolas ou entidades sem fins lucrativos escolhidas pelos times.

Somente no primeiro ano a ação promoveu a reciclagem de 36 mil instrumentos de escrita de diversas marcas.

Esse é um programa gratuito de reciclagem e as brigadas são uma excelente oportunidade para arrecadar fundos para as escolas, incentivar a coleta de resíduos, além de inserir a educação ambiental na sala de aula.

 


Veja mais informações, se cadastre e participe no site da Terracycle: http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html