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Introdução Geral
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Voltando aos pilares

casa_de_livroEm nossa Sala dos Professores já abordamos o tema dos “Quatro Pilares da Educação”, que são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

Esse conceito tem por objetivo a construção de uma educação significativa para os alunos que os coloque como sujeitos da aprendizagem e valorize suas competências e potencialidades.

Aqui vamos retomar esses conceitos para que tenhamos sua consciência em nosso dia a dia escolar, nos planejamentos e elaboração das propostas para os alunos.

Claro que estruturar todo o conceito da educação em quatro fundamentos parece uma tarefa difícil, mas é possível!

conhecer

 

Aprender a conhecer

Essa aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”, ou seja, despertar e promover nos alunos suas habilidades de pensar, raciocinar, compreender e encontrar soluções para as problemáticas que surgem no dia a dia.

 

fazer

 

Aprender a fazer

Essa aprendizagem está intimamente ligada a anterior, já que o FAZER surge junto com o CONHECER. Aprendemos a fazer na medida em que aprendemos a conhecer. É a partir do domínio de nossas competências que aplicamos esses conhecimentos na prática.

 

conviver

 

Aprender a conviver

Essa aprendizagem refere-se à capacidade das pessoas de se relacionarem consigo próprias, com os outros e com a sociedade. Ela está ligada às questões de valores, atitudes e consciência.

 

ser

Aprender a ser

Esta aprendizagem está ligada as anteriores na medida em que defende uma educação que vise o desenvolvimento do indivíduo e tudo o que dele constitui: espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade, para que ele possa desenvolver a sua personalidade, sua capacidade e autonomia.

 

Uma Educação baseada nesses Quatro Pilares vai muito além da informação ou mera aquisição de conhecimentos e saberes. Ela visa uma formação abrangente dos alunos em seus contextos intelectuais, pessoais, sociais e emocionais, visando à formação humana e social da pessoa.