Quem é professor sabe que o excesso de agitação das crianças pode atrapalhar a aprendizagem. Como equilibrar os ânimos e manter o foco da turma? As práticas de yoga na escola têm conquistado cada vez mais espaço entre educadores e crianças. Com posturas variadas, técnicas de respiração e momentos de meditação, elas contribuem para o desenvolvimento emocional, o controle da ansiedade e a melhora da flexibilidade.
“O yoga é um instrumento muito forte para ajudar a criança a se entender e a desenvolver inteligência emocional”, afirma o educador e contador de histórias João Soares. Ao lado da esposa, a pedagoga Rosa Muniz, ele criou a metodologia Yoga Com Histórias, que traz elementos lúdicos para aproximar os pequenos desse universo.
A partir de histórias que muitas vezes envolvem medos e emoções das crianças, são apresentadas novas maneiras de lidar com o corpo, gerenciar sentimentos e se relacionar com o próximo. “A ideia não é que a criança se sinta pressionada a praticar. Ela precisa ter prazer em sentar para meditar e realizar exercícios respiratórios. Por isso, usamos as histórias de uma forma lúdica”, explica João, que também é um dos idealizadores e apresentadores do Programa Yoga com Histórias, exibido na TV Rá Tim Bum e na TV Cultura.
Benefícios do yoga na escola
Por trás da prática, que apresenta benefícios visíveis para o fortalecimento e a flexibilidade do corpo, também existem ganhos na aprendizagem. “A criança precisa estar em um estado agradável e relaxado para aprender com mais facilidade. O corpo dela não está preparado para ficar sentado tanto tempo”, diz João, que também desenvolve cursos de formação de professores voltados para a prática. De acordo com ele, é preciso inserir momentos na rotina escolar para os pequenos saírem de um estado cerebral de ondas Beta, com agitação extrema e tensão.
“Não existe nenhum tipo de aprendizagem possível em estado de tensão”, complementa Rosa. “Entre um dos grandes benefícios do yoga na escola, também está a questão da socialização, de como a criança lida com os seus desafios internos e gerencia suas emoções. Isso repercute em sua relação consigo, com o outro e com o todo, o chamado mundo social”, reforça a pedagoga.
Como levar a prática para a sala de aula
Inserir momentos lúdicos na rotina escolar para aproximar as crianças do yoga pode ser mais simples do que parece. “O professor não precisa ter uma grande experiência. Se ele foi tocado e sentiu que o yoga e a meditação trouxeram algo para a sua vida, vai ser fácil transmitir esses aprendizados”, aponta João.
Como exemplos de práticas diárias, ele sugere incluir momentos para contação de boas histórias, levantar da carteira e alongar os braços, como na postura da montanha, e colocar uma música de relaxamento. Entre uma aula e outra, os educadores também podem pedir para as crianças imitarem a respiração de um cachorrinho ofegante. Segundo João, isso ajuda a oxigenar mais o cérebro e a acalmar. “São várias técnicas muito simples que vão alterar o ritmo interno da criança”, completa.
Essas pequenas práticas já dão resultados na sala de aula, mas João avalia que os benefícios podem ser ainda melhores quando o yoga e a meditação são inseridos de forma mais estruturada na rotina escolar. “O ideal seria que a criança tivesse uma prática completa em um ambiente preparado para isso, com uma sala que tenha tapetinhos e silêncio.”
Conexão com o currículo da escola
Na Gara School, em São Paulo (SP), a professora Patrícia Jardim Protti desenvolve práticas com estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. Na escola, o yoga e a meditação também fazem parte do currículo. “Eu faço meia hora de aula de yoga, duas vezes por semana, e quinze minutos de meditação todos os dias”, conta.
As práticas geralmente são realizadas de forma lúdica, com meditações guiadas e atividades que estimulam a consciência corporal. “Eu peço às crianças para fecharem os olhos, colocarem as mãos na barriga ou no peito, e sentirem a respiração subir e descer. A ideia é desenvolver essa consciência do corpo e da própria respiração”, explica.
“Também costumo trazer meditações conforme o contexto que as crianças estão vivendo”, conta. Atualmente, elas estão envolvidas em um projeto do borboletário da escola. Então, as práticas trazem um pouco dessa narrativa da metamorfose das borboletas.
Com esses momentos frequentes na rotina escolar, ela afirma que é possível notar a diferença no comportamento dos estudantes. “Eu sinto que as crianças conseguem lidar melhor com os conflitos, demonstram um respeito maior pela natureza e pelos outros. Acho que a meditação traz uma consciência do todo.”
Materiais de apoio para saber mais
Confira alguns materiais para saber mais sobre como levar o yoga e a meditação para a sala de aula:
Yoga com Histórias: Programa apresentado por João Soares e Rosa Muniz na TV Rá Tim Bum e na TV Cultura.
Yoga dos Bichos: Baralho idealizado por João Caré, que apresenta diferentes posições para ensinar yoga de forma lúdica.
Yoga para crianças – O rei que perdeu o pé e outras aulas lúdicas: Livro escrito em uma parceria entre o casal João Soares e Rosa Muniz e a turma de aprofundamento do curso de Formação em Yoga para crianças.
Vamos brincar de estátua?: Publicado pela editora Companhia das Letrinhas, o livro de Lúcia Barros e Márcia de Luca traz exercícios para ensinar princípios do yoga às crianças.
Cosmic Kids Yoga: Canal no YouTube reúne vídeos, em cenários animados e coloridos, para praticar yoga junto com as crianças.
Autora: Marina Lopes
*Conteúdo produzido e editado pelo Porvir.